domingo, 2 de março de 2008

Bullying

O que é o bullying?
Bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever actos de violência (física ou psicológica). Ao agressor dá-se o nome de Bully e este intimida ou agride as vítimas repetida e intencionalmente.

Que tipos de bullying existem?
Existem dois tipos de bullying, o bullying físico e o bullying psicológico. Estes dois tipos estão dentro do chamado bullying directo que é aquele em que o bully ataca a vítima estando presente em frente da mesma, já dentro do bullying indirecto que é aquele em que o bully ataca a vítima por outros meios como por exemplo espalhar boatos negativos sobre a mesma só está o bullying psicológico.

Em que locais pode existir o bullying?
O bullying pode existir nas escolas (o mais comum), no trabalho (como no bullying escolar agredindo ou intimidando os colegas de trabalho), na vizinhança (intimidando os vizinhos com comportamentos inconvenientes), na política (utilizando a força militar para que um país mais fraco não se imponha) e nas forças militares (como no bullying escolar e como o bullying no trabalho intimidando e agredindo os colegas)

Quais são as possíveis consequências do bullying?
O bullying pode provocar danos morais e físicos nas vítimas. Estas podem entrar em depressões e doenças do género ou até mesmo podem ficar com pernas e braços partidos.

4 comentários:

Nélia disse...

Muitos parabéns pelo excelente trabalho que estão a desenvolver. Continuem!

Michel G. J. Binet disse...

A introdução de uma palavra nova e a sua reapropriação pela sociedade civil podem contribuir em tornar visíveis formas de violência até então subestimadas...


Estas formas de "exclusão ritual" simbólica e fisicamente violentas por agredirem a face identitária das vítimas são doravante na agenda dos interventores sociais. Apoio com muita convicção os trabalhos de investigação e de intervenção social desenvolvidos neste domínio. Mais uma vez, o nome de Erving Goffman (Estigma, 1963) surge como referência fundamental !



Erving Goffman (1988 [1963]), Estigma. Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada, Rio de Janeiro : Guanabara.

Muitos parabéns pelo vosso contributo.

Anónimo disse...

eu axo que o bullying e uma coisa muito má e axo que quem pratica bullying deveria ser castigado a sério e isso devia ser um crime

Anónimo disse...

d+ vai me ajudar muito em meu trabalho esse site é SHOW